As famílias que optam pelo Homeschooling precisam compreender que há uma verdadeira diversidade de realidades entre as famílias e é muito importante ter convicção do que é a verdadeira e boa educação. A educação possui quatro pilares fundamentais – moral, física, intelectual e religiosa – que devem estar em equilíbrio para criar adultos saudáveis e bem sucedidos.
Os pais devem buscar educar toda a família para a vida e assim fornecer uma base sólida para o futuro de seus filhos. Devem focar no crescimento e no desenvolvimento de seus filhos nos vários aspectos da vida. Por isso a importância da educação completa, mental, física, espiritual, moral e intelectual.
De nós depende a preparação das crianças para um futuro mais brilhante e melhor.
O bom educador sabe que somente por seu conhecimento e suas forças, ele não consegue realizar uma boa obra, porque a alma da educação é a educação da alma, é necessária a vida de oração e da fé na educação de crianças bem formadas e bem-sucedidas.
O homeschooling não precisa ser solitário, as famílias podem construir comunidades fortes e solidárias, procurar as associações de famílias educadoras e dedicar-se à busca de uma melhor convivência para seus filhos.
Uma família sozinha é frágil. As famílias precisam se unir. É importantíssimo um grupo de famílias como uma unidade sólida para permanecerem juntas, para pensarem nos outros, especialmente em tempos de luta, e a se ajudarem mutuamente, em especial com estudos.
Há inúmeras atividades que podem ser executadas pelas famílias, como clubes de livros e grupos de formação às mães, que podem ser benéficas não só para as próprias famílias, mas também para a formação de crianças melhores.