O Lema do nosso Homeschooling no ano de 2021 foi:
“A alma da Educação é a Educação da Alma”.
Sabemos da complexidade humana, de nossa realidade dupla, natural e sobrenatural, de corpo e alma, e o valor infinitamente maior de nossa alma em relação ao nosso corpo, temos ciência de nossa realidade teologal, de queda e reparação, sabemos que para cumprir o grave dever de criar e educar os nossos filhos necessitamos estar bem fundamentados numa rocha segura.
A nossa rocha tem por fundamento uma tríade sobre-humana em que se assenta a Pedagogia Católica – Deus, Jesus Cristo e a Igreja – tal o triângulo sobrenatural que alicerça o universalismo católico, na resposta aos quesitos formulados pela Filosofia e que tanto repercutem no campo educacional.
DEUS-CRIADOR
Temos a certeza de um Deus-Criador.
Onde se tira a verdadeira religião já não há verdadeira educação.
“Onde se tira o sobrenatural o que resta já não é nem natural.”
Cfr. Hovre, citando Chesterton.
A negação de Deus na educação sempre veio das filosofias e pedagogias não-católicas e como resultado gera a deificação do homem. Mesmo porque ”o homem sempre adora um Deus: o verdadeiro ou outro”.
Deus deve ser o fundamento, o princípio absoluto, o supremo valor pedagógico, o fim para o qual tudo converge, o Primeiro Educador no qual, com as luzes da Revelação, fechamos as questões não liquidadas pela ciência e pela filosofia, cimentando melhor as conclusões já alcançadas, para nossa construção pedagógica.
A alma de toda a educação é a educação da alma, cuja linguagem é a linguagem da Religião. Educação sem Deus é uma educação sem princípio suficiente, sem fim normativo, sem razão de ser. (Cônego Siqueira. Fil. Ed. P. 85)
CRISTO-EXEMPLAR
“A imitação de Jesus Cristo é a lei vital de toda a educação. Eliminar a figura de Jesus do pensamento educacional é extinguir o sol no firmamento pedagógico.”
Hovre. Op. Cit., p.421
IGREJA-SOCIEDADE
À luz da Teologia reconhecemos a imperfeição das sociedades naturais no sentido de satisfazer a todas as necessidades e aspirações do homem, incluídas as espirituais (realmente existentes no presente estado da Providência), e vemos a Igreja como única sociedade perfeita.
Ensina-nos o Santo Padre Pio XII: “A divina religião, embora – oriunda do céu – conduza, mediante seus preceitos e leis, os homens à eterna beatitude, entanto ainda à vida terrena tais benefícios traz, que maiores lhe não fora possível se unicamente se destinasse a proporcionar felicidade aos humanos, no tempo de sua breve vida mortal”.(Pio XII, Sertum laetitiae, 1939)
Por esta razão, a Igreja é o órgão vivo da Pedagogia Católica, a qual mira a dupla finalidade, eterna e temporal. Se a educação se afastar da Igreja, inevitavelmente se há de se separar de Cristo, de Deus, da felicidade. (Hovre. Op. Cit., p.422)
Salve Maria Santíssima!
Viva Cristo Rei!
Alessandra Matos Claro
13/08/2024 em 06:08Eu acredito piamente que a alma da educação é a educação da alma. Sou educadora a mais de 20 anos e percebo que os êxitos da minha caminhada só foram possíveis devido a presença de Deus e sou grata por Ele está sempre me confirmando e lembrando o real alicerce e sentido da educação. Deus os abençoe.