Educação Clássica Homeschooling

A ALMA DA EDUCAÇÃO É A EDUCAÇÃO DA ALMA

A ALMA DA EDUCAÇÃO É A EDUCAÇÃO DA ALMA

O Lema do nosso Homeschooling no ano de 2021 foi: 

“A alma da Educação é a Educação da Alma”.

Sabemos da complexidade humana, de nossa realidade dupla, natural e sobrenatural, de corpo e alma, e o valor infinitamente maior de nossa alma em relação ao nosso corpo, temos ciência de nossa realidade teologal, de queda e reparação, sabemos que para cumprir o grave dever de criar e educar os nossos filhos necessitamos estar bem fundamentados numa rocha segura.

A nossa rocha tem por fundamento uma tríade sobre-humana em que se assenta a Pedagogia Católica – Deus, Jesus Cristo e a Igreja – tal o triângulo sobrenatural que alicerça o universalismo católico, na resposta aos quesitos formulados pela Filosofia e que tanto repercutem no campo educacional.

DEUS-CRIADOR

Temos a certeza de um Deus-Criador.

Onde se tira a verdadeira religião já não há verdadeira educação. 

“Onde se tira o sobrenatural o que resta já não é nem natural.”

Cfr. Hovre, citando Chesterton.

A negação de Deus na educação sempre veio das filosofias e pedagogias não-católicas e como resultado gera a deificação do homem. Mesmo porque ”o homem sempre adora um Deus: o verdadeiro ou outro”.

Deus deve ser o fundamento, o princípio absoluto, o supremo valor pedagógico, o fim para o qual tudo converge, o Primeiro Educador no qual, com as luzes da Revelação, fechamos as questões não liquidadas pela ciência e pela filosofia, cimentando melhor as conclusões já alcançadas, para nossa construção pedagógica.

A alma de toda a educação é a educação da alma, cuja linguagem é a linguagem da Religião. Educação sem Deus é uma educação sem princípio suficiente, sem fim normativo, sem razão de ser. (Cônego Siqueira. Fil. Ed. P. 85)

CRISTO-EXEMPLAR

“A imitação de Jesus Cristo é a lei vital de toda a educação. Eliminar a figura de Jesus do pensamento educacional é extinguir o sol no firmamento pedagógico.”

Hovre. Op. Cit., p.421

IGREJA-SOCIEDADE

À luz da Teologia reconhecemos a imperfeição das sociedades naturais no sentido de satisfazer a todas as necessidades e aspirações do homem, incluídas as espirituais (realmente existentes no presente estado da Providência), e vemos a Igreja como única sociedade perfeita.

Ensina-nos o Santo Padre Pio XII: “A divina religião, embora – oriunda do céu – conduza, mediante seus preceitos e leis, os homens à eterna beatitude, entanto ainda à vida terrena tais benefícios traz, que maiores lhe não fora possível se unicamente se destinasse a proporcionar felicidade aos humanos, no tempo de sua breve vida mortal”.(Pio XII, Sertum laetitiae, 1939)

Por esta razão, a Igreja é o órgão vivo da Pedagogia Católica, a qual mira a dupla finalidade, eterna e temporal. Se a educação se afastar da Igreja, inevitavelmente se há de se separar de Cristo, de Deus, da felicidade. (Hovre. Op. Cit., p.422)

Salve Maria Santíssima!

Viva Cristo Rei!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0